quarta-feira, 8 de julho de 2015

Assunção Cristas defende que solução para a crise do leite não é só da responsabilidade da UE


por Ana Rita Costa
7 de Julho - 2015
 
Assunção Cristas, ministra da Agricultura, defendeu na passada semana que a solução para a crise do preço do leite no mercado europeu não pode ser apenas da responsabilidade da União Europeia. A ministra respondia aos produtores de leite açorianos, que se têm mostrado preocupados com os preços do leite.

"Quando me falam do problema do leite nos Açores, e eu partilho desse problema, a minha resposta é sempre esta: se nós tivéssemos tanta e tanta produção que, comparando com as oportunidades do mundo, nos dissessem que é impossível, eu estaria muito preocupada. Assim, estou preocupada e partilho as vossas preocupações, mas acho que a solução também tem que estar nas nossas mãos", defendeu Assunção Cristas.

A ministra da Agricultura falava no primeiro congresso nacional dos jovens agricultores, em Ponta Delgada, e lembrou que teve que 'lutar' sozinha contra a 'destruição' do regime de quotas leiteiras.

A responsável pela pasta da agricultura indicou ainda que o país tem tentando apresentar medidas para fazer face ao fim das quotas. "Portugal foi dos primeiros países, talvez o único, que já colocou soluções concretas em cima da mesa. Até abril passado estavam todos relativamente pouco preocupados. Mais, na reta final, muitos dos países estavam preocupados era em fugir às penalizações por terem excedido a quota."

Assunção Cristas sublinhou também que o país é autossuficiente em leite, resultado do "extraordinário trabalho" feito nos Açores, mas que ainda tem trabalho a fazer para ser autossuficiente em laticínios.

Sem comentários:

Enviar um comentário