sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Há um novo selo que promove o Café Expresso Português



 17 Fevereiro 2016, quarta-feira  CerealiculturaIndústria alimentar
A Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) apresentou esta quarta-feira, 17 de fevereiro, o primeiro selo de denominação do Café Expresso Português, uma nova marca que pretende diferenciar este produto e as suas características únicas, e que facilitará às marcas de café nacionais um melhor acesso aos mercados internacionais.
cafe
"Portuguese Coffee – blends of stories" é o novo selo que a partir de agora todas as marcas portuguesas de café (empresas de torrefação que operem em Portugal) podem incluir nas suas embalagens, numa ação pioneira promovida pela AICC.
«O lançamento deste selo surge da necessidade de existir uma marca ou elemento aglutinador da indústria que permitisse a diferenciação do Café Expresso Português em detrimento a bebidas expresso de outras origens (países)», avançam os promotores da iniciativa.
Face às características únicas e diferenciadoras do Café Expresso Português, quer em termos sensoriais, quer em termos sociais, a AICC decidiu «investir no processo de preservação deste património nacional através da criação do selo de denominação do Café Expresso Português e que o torne como elemento distintivo».
«A inclusão desde selo permite ao consumidor, sobretudo nos mercados internacionais, reconhecer facilmente as características específicas do café português e ao mesmo tempo divulgar a sua especificidade e identidade histórica. Para as empresas exportadoras, o selo permite evidenciar uma garantia deste café, asseguradas por entidade independente, contribuindo assim para a aceleração da competitividade das empresas nacionais no exterior», esclarece a AICC.
«Com esta iniciativa inédita estamos a possibilitar ao consumidor a facilidade de reconhecimento deste tipo de café. Por outro lado, nos mercados externos, será sempre uma forma de conhecerem também a tradição portuguesa e desta forma poderem depois pedir o nosso café nos seus países de origem, facilitando a decisão de compra», sublinhou Rui Miguel Nabeiro, presidente da AICC.
O selo "Portuguese Coffee – blends of stories" foi apresentado no âmbito do 10.º Congresso do setor, que contou com a presença do ministro da Agricultura, Luís Capoulas dos Santos, e de mais de 15 empresas nacionais do setor. 

Sem comentários:

Enviar um comentário