domingo, 20 de março de 2016

Distribuição desafia produtores de leite a adaptarem-se às novas tendências de consumo

18-03-2016 
 

 
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição lembrou que o consumo de produtos lácteos está em queda, desceu 6,7 por cento entre 2011 e 2014, e desafiou os produtores a adaptarem-se às novas especificidades e tendência do mercado.

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) recorre aos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que indicam que o consumo de leite e derivados, por habitante, caiu 6,7 por cento em Portugal entre 2011 a 2014, enquanto a produção manteve os mesmos valores, para concluir que a solução para o sector passa por se adequar às «novas especificidades do mercado e tendências do consumo nacional».

A APED salienta ainda, no mesmo comunicado, que as importações de leite caíram 33 por cento entre 2011 e 2014 e tinham um peso de 17 por cento no total do consumo em 2014.

A APED destaca que a distribuição tem privilegiado sempre a comercialização de produtos nacionais «e tem estado na primeira linha do apoio à produção nacional», remetendo para o Governo e entidades europeias a resolução das questões relacionadas com o funcionamento do mercado nacional e europeu.

O sector do leite nacional e europeu tem enfrentado sérias dificuldades devido ao fim das quotas leiteiras e aos efeitos do embargo russo sobre os produtos agrícolas europeus que dificultaram o escoamento da produção, traduzindo-se num excesso de oferta face à procura.

Fonte: Lusa

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