sábado, 5 de março de 2016

Portugal Fresh quer dobrar exportações até 2020


por Isabel Martins- 29 Fevereiro, 2016

As exportações de frutas e legumes nacionais continuam a crescer a bom ritmo mas é preciso abrir portas para novos países e reforçar a aposta no mercado interno, onde o decréscimo de consumo é uma realidade preocupante. A mensagem é de Manuel Évora, presidente da Portugal Fresh, que reuniu a imprensa para revelar a estratégia desta associação para 2016 e os planos ambiciosos para conquistar mercados e públicos mais jovens.

O objetivo está traçado: dobrar as exportações até 2020 atingindo os 2.000 milhões de toneladas, uma meta que não parece impossível: "Já fechámos 2015 com 1,2 mil milhões, por isso acredito que vamos chegar lá", revela Manuel Évora.

Com a entrada em produção das novas plantações, apoiadas pelos projetos do PDR, a produção de pera Rocha vai duplicar de 200.000 toneladas para as 400.000 a curto prazo. Um facto que pressiona os produtores a encontrar canais alternativos de escoamento num momento em que o Brasil, um dos mercados externos mais dinâmicos, sofre uma séria crise económica e que o embargo russo tarda em ser levantado. Razões mais do que suficientes para a Portugal Fresh traçar um plano de ação: alargar a presença em feiras internacionais, com presença numa feira no Cairo (Egipto) Hong Kong e Dubai e missões empresariais à China e Japão. Geografias da América latina são também estratégicas: "Países que não são produtores, como o México, com 122 milhões de habitantes, dos quais 22 milhões na capital, com uma distribuição muito moderna, e a Colômbia, com 48 milhões de habitantes, um mercado em crescimento e onde o retalhista português Jerónimo Martins instalado e será nosso parceiro", explica Manuel Évora.

Na Europa, a Alemanha é apontada como um destino com grande potencial de crescimento. As exportações portuguesas representam apenas 0,23% naquele mercado, mas cresceram 150% de 2014 para 2015. Recentes ações, como a parceria com a cadeia alemã Lidl, estão a permitir alargar a presença neste mercado.

Em Portugal, a grande preocupação é inverter o decréscimo do consumo de frutas e legumes e por isso a população mais jovem será a prioridade das ações promocionais desta organização.

Sem comentários:

Enviar um comentário